BIODIVERSIDADE ACREANA
Photobucket
BIODIVERSIDADE E SOCIODIVERSIDADE ACREANA SOB A ÓTICA CIENTÍFICA
3 de abril de 2008
Triagem molecular de portadores assintomáticos de Plasmodium sp. entre Bancos de Sangue da região Amazônica brasileira.

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, jan./fev. 2007, vol.49, no.1, p.1-4. ISSN 0036-4665.

Resumo

FUGIKAHA, Érica, FORNAZARI, Patrícia Aparecida, PENHALBEL, Roberta de Souza Rodrigues et al.

A transmissão da malária no Brasil é heterogênea em todas as áreas endêmicas e a presença de portadores assintomáticos de Plasmodium sp. (PAPs) na Amazônia brasileira já foi demonstrada. A triagem de pacientes maláricos em bancos de sangue é baseada na seleção dos doadores com relação aos riscos possíveis associados com residência, evidência clínica e/ou os métodos diagnósticos não acurados que aumentam a probabilidade da infecção transmitida por transfusão. Avaliamos a freqüência de PAPs em quatro bancos de sangue em áreas distintas da região Amazônica brasileira. O DNA foi obtido a partir de 400 amostras de sangue humano usando o método do fenol-clorofórmio, seguido por um protocolo de nested-PCR com oligonucleotídeos espécie-específicos. A taxa de positividade variou de 1 a 3% de doadores do sangue das quatro áreas, com uma média de 2,3%. Todos os indivíduos positivos tinham infecções mistas entre o Plasmodium vivax e o Plasmodium falciparum. Nenhuma diferença significativa nos resultados foi detectada entre estas áreas; a maioria dos casos originou dos Hemocentros de Porto Velho, do Estado de Rondônia e de Macapá, Estado do Amapá. Embora ainda não esteja claro se os indivíduos PAPs possam agir como reservatórios do parasito, a triagem eficiente de PAPs e de pacientes com malária em bancos de sangue no Brasil das áreas endêmicas necessita ser implementada.

Palavras-chave : Plasmodium asymptomatic carriers; Blood Bank; Brazilian Amazon region.

posted by Evandro Ferreira @ 04:11  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Perfil do Autor

Nome: Evandro Ferreira
Cidade: Rio Branco, Acre, Brazil
Quem sou eu: Acreano, nascido em Rio Branco, Pesquisador do Inpa-Ac e do Parque Zoobotânico da UFAC. Mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG). Me escreva: evandroferreira@hotmail.com
Veja meu perfil completo
Sobre este Blog

O objetivo deste blog é publicar resumos, e, quando possível, links para os textos completos, de artigos científicos publicados e que abordem, direta ou indiretamente, temas relacionados com a biodiversidade e a sociobiodiversidade acreana. A fonte principal dos artigos é o site SCIELO BRASIL, ou outras quando indicadas. Havendo interesse por alguns dos artigos publicados no blog, sugerimos que os leitores entrem contacto direto com os autores.

Artigos anteriores
Arquivos
Links
Powered by

BLOGGER