BIODIVERSIDADE ACREANA
Photobucket
BIODIVERSIDADE E SOCIODIVERSIDADE ACREANA SOB A ÓTICA CIENTÍFICA
23 de setembro de 2005
GOVERNO DEVASTA A FLORESTA: VAMOS EMPATAR!
No Antimary, local onde fica localizada a Floresta Estadual do Antimary (que deveria ser pública), vivem centenas de seres humanos. Uma brava gente, acreana, brasileira, explorada. São pessoas que conhecem a “outra Floresta”, sem maquiagens ou propagandas, cujos sinais de destruição mais evidentes a população do Acre percebe, e sofre, seja com a espessa nuvem de fumaça que encobre o território, ou com o secamento de rios e igarapés, precarização dos serviços públicos e agravamento da exploração dos trabalhadores, da violência e da pobreza.

As pessoas do Antimary, acompanham com sofrimento as matas serem devastadas pelo selvagem cartel que controla a exploração e comércio internacional de madeiras. Essa destruição criminosa tem contado com apoio efetivo dos agentes do imperialismo (Banco Mundial, FMI BID,CEE), bem como dos governos Estadual, Federal, inúmeras ONGs e representações dos movimentos sociais subservientes a essas forças. A paisagem natural e a riquíssima cultura dos povos que a integram - resultado de milhares de anos de formação - estão sendo eliminadas numa velocidade estupenda, basta ver o fúnebre desfile de caminhões carregados de toras que transitam 24 horas por dia na região. Tudo em nome do “manejo florestal sustentável”, nome fantasia dado ä destruição e mercantilização da natureza, com corte seletivo da madeira e ainda do chamado “corte raso”, o exemplo é o próprio Antimary, e de tudo o que há nela, inclusive os seres humanos. Esta estratégia poderá estar destruindo, se não empatarmos, quase 2 milhões de hectares de florestas, só no Acre.

Enquanto as motos-serra reproduzem os interesses de seus senhores, a condição de existências de seringueiros, camponeses e trabalhadores sem terra se agrava. Problemas recorrentes, desde a falta de escolas e transportes, á ausência de suporte ás suas atividades econômicas comunitárias. As florestas e as gentes que dela dependem, seguem tendo seus legítimos interesses e demandas deixadas de lado, ao invés, o Estado a mando do Capital investe grandes somas e recursos na iniciativa privada, tudo em nome da busca do lucro, não importando se isto ameace a todos e todas com a barbárie, cada vez mais presentes no nosso cotidiano.

É nesse contexto mais geral de destruição da natureza e crescimento da barbárie, que as gentes do Antimary está organizando o primeiro Empate do século XXI. O primeiro depois que o Estado passou a organizar e institucionalizar a depredação premeditada, de modo mais articulado, a entrega das matas para os capitais privados, ligados ao agronegócio da madeira e da pecuária de corte. Empate, sinônimo de resistência e lutas, de gentes que não se aquietam perante os parasitas do poder. Empate para organizar uma outra vida, solidária e fraterna, que respeite a natureza e mantenha com ela relações não destrutivas, como queria Chico Mendes e seus companheiros de luta. Empate do Chico, do Wilson, das Marias e Josés, do Antimary, do Bujari, do Espinhara e Linha Nova. Empate do Acre e do Brasil, da América Latina, dos Povos que querem construir um outro mundo.

Essa luta é de todos que não se vendem e não se rendem a mercantilização da natureza, da vida e do mundo.

Empate em defesa das florestas, contra a mercantilização da natureza!
Empate por uma vida digna para todos e todas!
Empate por uma convivência cheia de sentidos, com a natureza e o próximo!
Empate pela dignidade, justiça e liberdade!

Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA
posted by Evandro Ferreira @ 21:36  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Perfil do Autor

Nome: Evandro Ferreira
Cidade: Rio Branco, Acre, Brazil
Quem sou eu: Acreano, nascido em Rio Branco, Pesquisador do Inpa-Ac e do Parque Zoobotânico da UFAC. Mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG). Me escreva: evandroferreira@hotmail.com
Veja meu perfil completo
Sobre este Blog

O objetivo deste blog é publicar resumos, e, quando possível, links para os textos completos, de artigos científicos publicados e que abordem, direta ou indiretamente, temas relacionados com a biodiversidade e a sociobiodiversidade acreana. A fonte principal dos artigos é o site SCIELO BRASIL, ou outras quando indicadas. Havendo interesse por alguns dos artigos publicados no blog, sugerimos que os leitores entrem contacto direto com os autores.

Artigos anteriores
Arquivos
Links
Powered by

BLOGGER